
PS Vita tem uma tela de 5 polegadas (OLED) sensível ao toque e sensibilidade ao toque também na parte traseira do console. Dois controles analógicos (botões) permitem diferentes formas de controlar jogos, além tela tela touch. Com duas câmeras e formas arredadas, a conectividade é um dos argumentos de venda mais fortes do Vita.
Na versão Wi-Fi o produto vai custar US$ 249. Para o modelo Wi-Fi/3G o preço sobe para US$ 299. O produto chega até o final do ano, disse Hirai.
- Isso é bom para um grupo de gamers que querem jogar o tempo todo, mas é caro para o mercado de massa - disse Dan Ernst, analista da Hudson Square. Os valores são semelhantes aos concorrentes 3DS da Nintendo (US$ 249).

O evento de lançamento da Sony foi realizado na véspera da feira de games E3, que atraia 45 mil jornalistas, analistas e toda a indústria para um centro de convenções do tamanho de oito campos de futebol.
O palco do evento em Los Angeles recebeu ainda a presença do vice-presidente executivo Kazuo Hirai e do presidente da divisão Sony Computer Entertainment America, Jack Tretton. A dupla viu rapidamente o novo produto ser criticado por conta do preço elevado do dispositivo.
O lançamento do game foi um show, com a participação de atletas e estrelas do rock, personagens de vários games para PlayStation, na tentativa de recuperar o brilho perdido com a sequência de ataques hackers sofridos pela companhia nos últimos meses.